sexta-feira, 19 de junho de 2009

MUDA BRASIL...A PATRIA TE PEDE

Estamos vivendo tempos de crise, pelos lados do nosso Senado Federal, como crise tivemos na Câmara Federal, a tempos atrás, com a coisa das propinas em forma de salários e das burradas do velhote, presidente.
O atual presidente do Senado Federal, em discurso melancólico, disse á nação que não pode ser considerado culpado por erros, na casa de leis mor do país.
Quem assistiu, como eu, sentiu ate certa pena do Senhor José Sarney, vendo o Imortal da Academia, num discurso parecido com as desculpas por escrito, que um menino cheio de boas intenções, manda por escrito a professora da classe, diante da pedrada que sofre a sala de aula, defendendo-se de supostas acusações.
Não foi um discurso de um Imortal da Academia, e longe estava de um ex Presidente da Nação! Foi se muito, um chulo e mal feito pronunciamento em plenário da casa!
Um presidente do Senado, e por conseqüência lógica, o presidente do congresso, quando este se reúne, não pode alegar não saber dos atos da mesa administrativa.
Nada acontece no Senado, sem o conhecimento, direta ou indiretamente, do Senhor Presidente do Senado!
O Presidente do Senado, responde pelos atos da casa, isso não há duvidas!
Certo, é um Ex-Presidente da Republica ( alias atualmente estamos com dois ex Presidentes da Republica, no Senado Federal mas o outro, me reservo o direito de não mencionar o nome neste artigo, que julgo eu, é algo serio) mas o cargo, que já exerceu, não pode ser por ele usado, como escudo para se auto defender dos seus atos como Presidente do Senado!
Ele é responsável, sim, pelos atos da mesa do Senado, já que ocupa o seu cargo mais elevado!
Não pode o Senhor José Sarney alegar desconhecer estes fatos, estas responsabilidades, pois já esta no seu terceiro mandato, no cargo, exercidos nos últimos 10 anos!
Não pode o Senhor José Sarney nem pensar que nos, o povo, não sabemos o que acontece nas nossas casas de leis, pois sabemos.
Esquece o nobre Senador, que La esta por cortesia do povo brasileiro!
Sim, cortesia, pois o voto a ele dado foi por cortesia a ele, não a outra pessoa.
Esquece o Senhor José Sarney, que foi ele Presidente da Republica, por acontecer com o pais uma fatalidade e que ele era o segundo, na linha sucessória.
Não foi Presidente do País pelo voto do povo!
Não recebeu nas urnas, a honra de o ser, foi uma eleição dentro do congresso nacional, indireta, sem o participar, pelo voto, do povo brasileiro!
Fez um bom governo? Se o fez, nada fez a mais que a sua obrigação, como homem público, e nada temos a agradecer por ele ter comprido a sua obrigação, como o povo não deve agradecer a nenhum político, pois esta La exatamente para isso: trabalhar corretamente, em nome do povo!
O povo nada deve a nenhum político, pois são homens e mulheres, que se colocam a disposição do povo, para receber dele, do povo, um mandato de representação deste povo, para um cargo publico, e ganha, mensalmente, uma pequena fortuna, para exercer o cargo com honra, brio e dignidade, coisa que poucos assim o fazem!
Foi-se o tempo, que Político, impunha respeito... Hoje, ele tem que conquistar do povo, este respeito!!!
Não seria muito mais digno, a um ex presidente da republica, vir a publico, e confessar que de fato deu cargos dentro do Senado, para parentes chegados? Que escolheu diretores, que se tornaram, com o tempo, verdadeiros imperadores, dentro do Senado Federal? Não seria mais digno e mais honrado, perante a nação, assumir seus erros e confessar seus defeitos, diante da nação que ele representa?
Esta na hora, e já com atraso, dos políticos Brasileiros abrirem os olhos, e começarem a perceber que acabou o coronelismo neste pais! Terminou o voto por um PE da botina, a anos!
Mudou o país, e mudou seu povo!
Não se admite mais o voto comprado à custa de cestas básicas, botijões de gás e dentaduras, a eleitores de classe baixa ou media!!
Estamo0s num tempo de Democracia, no Brasil.
É a Democracia Plena? Não... Mas é a Democracia Possível, e nesta Democracia que muitos perderam a vida para conquistar, não se admite mais ( ou não se devia admitir) este balaio de gatos que se tornou a nossa classe política!
Hora já se faz tarde, de podermos ter, na classe política, a honra, a dignidade e a honestidade, que devem nortear todos os homens que, de alguma forma, presta serviços a nação e ao seu povo!
Errado esta o sistema?
Provavelmente... Então que se mude o sistema, se ele não possui a força necessária para exigir do homem publico o caráter que o cargo exercido exige!
Hora é chegada, que os nosso tribunais de justiça, decretem a impunidade como crime contra a nação, e as punições sejam rápidas, e dolorosas, não ao corpo, mas ao bolso, pois o povo brasileiro já esta cansado de sustentar este povo, que mama as custar do dinheiro publico, e não se portam com a dignidade necessária ao pleno exercício do cargo ocupado, em nome do povo!
Já esta com atraso a hora deste pais, se colocar de pé diante das nações do mundo, como um país honrado, com homens públicos de honra, e não ser um pais, que sua classe política envergonha seu povo em todos os níveis do poder!
Antigamente, Castro subiu em banco de Praça, e declamou em defesa da liberdade de nossos negros. Foi ele, dentro das proporções, o arauto da liberdade para a raça negra!
Era outro tempo? Por certo, mas eram homens e praças deste mesmo pais, que viu a Une sair em defesa da democracia e contra desmandos, e ajudar a depor um Presidente, que tinha perdido o respeito e a confiança de seu povo.
O povo saiu as ruas, e bradou por diretas, e sua força, elegeu no colégio Eleitoral, Tancredo Neves!
O povo foi às ruas, chorar a morte do Presidente Morto!
Cada momento da historia deste país, teve seu clímax e a participação do povo!
Durante o regime, que o Senhor José Sarney muito bem conheceu, Brasileiros perderam a vida, por defender o interesse da liberdade nacional!
Ele se lembra bem, pois era o Presidente da extinta Arena ( PDS) quando o Brasil passou pelo amargor de uma ditadura sangrenta, suja e moralmente incompatível com nosso povo!
Fazia o Senhor José[é Sarney parte do poder naqueles anos de fogo, suor e lagrimas!
Culpá-lo pelos fatos que aconteceram? Não, ninguém faria algo assim mas lembrá-lo que o tempo e a situação política de hoje, é outra, é nossa obrigação como povo, como eleitor, como brasileiros!
O Brasil de hoje, não admite mais coronelismo, desmando, falcatruas, empreguismo familiar, falsos documentos, atos secretos de um Senado Federal que tem, por dever mor, prestar contas ao povo.
Não, senhor José Sarney, a honra do povo brasileiro não pode ser manchada novamente!
Não, senhores políticos, o Brasil de hoje não lhes pede mais nem honra, nem dignidade, nem honestidade de seus atos.... O povo ganhou maturidade política para exigir, senhores!!!
Exigir consciência de que cada cargo do poder federal, estadual e municipal, pertence ao povo, não aos seus titulares!
O povo lhes lembra que são, os senhores, servidores da nação, do estado, do município, e não homens acima e alem da lei maior de nossa nação!
Lembramos aos senhores, que muitos dos que lhe pagam estes altos salários ( grande parte dos pagantes) vive com menos de um salário mínimo, para sustentar suas famílias, enquanto com sua parte contribuem com dignidade, para que os senhores se vistam com decência, morem com dignidade e representem seu povo, com a honestidade deste mesmo povo, que não se nega a lhes pagar pela representação a vocês fornecida, por meio do voto!
Impunidade, falta de decoro com o cargo que exerce, falcatruas com o dinheiro publico, fraudes junto ao fisco, documentos secretos de Senado Federal, não são provas de que estão a exercer como devem, o cargo que o povo lhes convidou a exercer, e lhes paga muito bem, pelo exercício!
O povo esta cansado, deste verdadeiro mar de lama, que se tornou a classe política nacional, em todos os níveis!!!
O povo não cansado esta, de pagar a conta de algo, que não recebe!!
Cansado esta o povo, de andar por calçadas mal cuidadas, estradas esburacadas, cidades sem a segurança necessária para os bens e a vida, o povo cansou, senhores!
Cansou de ver políticos em carros do ano, atropelar por embriaguez, inocentes em ruas de capitais deste pais, e nada ser feito e nada ser concretizado, e acabar a coisa, em um tribunal especial e não da forma que seria julgado, se um cidadão comum efetivasse o mesmo crime!
O povo esta cansado, destes privilégios dados a homens e mulheres, que não possuem a dignidade suficiente, para exercer seus cargos como o povo deseja que exerçam.
Mudanças devem ocorrer e rápido, para que este povo possa, num futuro breve, quando fora do país estiver, sentir orgulho daqueles que ele elegeu, para dirigir sua nação, e não ser fragado por si mesmo, diante do espelho, sentindo vergonha do voto que colocou na urna!
Hora é, Caros políticos, levar para Brasília, para as capitais, e para as cidades deste,pais, em todas as suas casas administrativas e legislativas, a jóia da honra nacional, que se perdeu em algum lugar de nosso passado, mas que se torna primordial, para que consigamos sobreviver no nosso futuro, que seja novamente encontrada, limpa, lustrada, embalada com o cuidado de uma verdadeira jóia rara, e colocada no coração e na esperança de cada um de nos, povo, para que este mesmo povo, volte a ter orgulho de se dizer brasileiro, orgulho de se dizer filho desta nação, e ter respeito por suas instituições!
É hora de nossos políticos, resgatarem suas honras manchadas, seus caracteres maculados, sua dignidade ultrajada e se posicionarem, de uma vez por todas verdadeiramente Omo servidores de uma nação, não impunes senhores engravatados, sem responsabilidade junto ao povo, e sem o respeito que o povo quer que possuam!
E lembre-se que a historia mundial, vem provando a anos, que o mudar feito para o povo, é uma coisa.... o mudar pelo povo, é outra....
Quando se muda pelo povo, todos ganham... Quando a mudança, é feita pelo povo, os inocentes costumam pagar junto aos culpados, pois a massa não escolhe alvo!

Carlos Alberto Lopes

Um comentário:

Sfedorowicz@gmail.com disse...

Voce sempre a frente,vai gostar tambem,do Blogg: Nas veredas do Vereza
http://carlosverezablog.blogspot.com/
Um grande abrço de umagrande admiradora sua
Silvia Fedorowicz