quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"DE ONDE SAIU ESTE HOMEM? - JOSÉ SARAMAGO SOBRE OBAMA


16:36
"Donde saiu este homem?
Nao peço que me digam onde nasceu, quem foram os seus pais, que estudos fez, que projecto de vida desenhou para si e para a sua família.
Tudo isso mais ou menos o sabemos, tenho aí a sua autobiografia, livro sério e sincero, além de inteligentemente escrito.
Quando pergunto donde saiu Barack Obama estou a manifestar a minha perplexidade por este tempo que vivemos, cínico, desesperançado, sombrio, terrível em mil dos seus aspectos, ter gerado uma pessoa (é um homem, podia ser uma mulher) que levanta a voz para falar de valores, de responsabilidade pessoal e colectiva, de respeito pelo trabalho, também pela memória daqueles que nos antecederam na vida.
Estes conceitos que alguma vez foram o cimento da melhor convivência humana sofreram por muito tempo o desprezo dos poderosos, esses mesmos que, a partir de hoje (tenham-no por certo), vao vestir à pressa o novo figurino e clamar em todos os tons - “Eu também, eu também”. Barack Obama, no seu discurso, deu-nos razoes (as razoes) para que nao nos deixemos enganar. O mundo pode ser melhor do que isto a que parecemos ter sido condenados.
No fundo, o que Obama nos veio dizer é que outro mundo é possível.
Muitos de nós já o vinhamos dizendo há muito.
Talvez a ocasiao seja boa para que tentemos pôr-nos de acordo sobre o modo e a maneira.
Para começar". 21/01

Dica do Mauricio Machado
Publicado no Caderno do Saramago

Remetido ao Anacoluto por
Vera Parente

Nenhum comentário: